Visitas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Crítica Extensiva: Dragon Ball GT - Episódio 9: Raios! Goku no Planeta-Armadilha!

Será que é desta? Será que é a partir deste episódio que as coisas vão começar a ficar interessantes? Há-que dizer que este episódio agradou-me bastante, mesmo não tendo havido algum conflito. Não é necessário haver lutas para eu considerar um episódio de Dragon Ball bom, mas neste houve o aparecimento de um possível antagonista de ar ameaçador, um culto secreto adorador de um deus diabólico e um sacerdote que intimida qualquer um com o seu olhar penetrante e a sua destreza com o chicote. Oh, este episódio promete e eu espero que a série cumpra.

O episódio começa imediatamente após o anterior. Goku, Pan e Trunks apressam-se a entrar na nave espacial e a partir atrás do estranho alienígena que lhes roubou a Dragon Ball. Não demoram muito a alcançar a nave em forma de cogumelo, e o estranho formato intriga-os.
Entretanto, o ser que roubou a esfera congratula-se perante os seus irmãos, e é aqui que temos conhecimento de que os três ocupantes da nave são Bonpara, Danpara e Sonpara, os três irmãos Para. Não tenho problema com os nomes, pois os três aparentam ser ameaçadores e ainda os estamos a conhecer. Danpara faz ainda referência a um mestre chamado Mutchi-Motchi, que aparentemente foi quem lhes incumbiu a missão de encontrar as sete Dragon Balls. E aqui está a minha dúvida: como é que os seres extraterrestres têm conhecimento das Dragon Balls, e como sabem o seu funcionamento? Nunca houve qualquer indicação que eles alguma vez tivessem sido informados da sua existência. Como é que é? "Eles podiam ter conhecimento das de Namek"? Certo, mas nesse caso, seria mais fácil obter as de Namek do que enviar indivíduos pelo universo à procura de esferas que para além de serem mais pequenas podem estar em qualquer lado. Mas ainda bem que os nossos heróis têm rivais na sua busca. As coisas não seriam interessantes se não houvesse mais adversários na corrida pelas Dragon Balls.

"Fizemos bem em ter passado primeiro pela Terra.
Este vinho do Porto é uma maravilha."
Os três irmãos apercebem-se que os nossos heróis os perseguem, e tentam distanciar-se deles. Trunks fica impressionado com a velocidade da nave, mas afirma que a diferença de velocidade pode ser superada pela sua técnica aos comandos. Pan fica confusa, pois Trunks havia dito que era a primeira vez que controlava uma nave, mas o rapaz tenta não se lembrar disso para não ficar com a confiança quebrada. O trio é conduzido para uma chuva de asteróides, e apesar das dificuldades, lá conseguem escapar ilesos.
Na nave dos irmãos Para, o computador sugere conduzir os seus perseguidores a um planeta chamado Bihá (que mais parece um calhau esburacado que um planeta) porque aparentemente é habitado por gigantescas lagartas chamadas "muma". Sim, eu sei, ambos os nomes são estúpidos, mas que fazer? Bonpara aceita a ideia do computador, e eles partem para Bihá. Não demoram muito para lá chegar, e Trunks acredita que aquele planeta pertence aos irmãos Para. Os nossos heróis embrenham-se nos túneis do planeta com a nave, e assim que vêem o caminho livre, os irmãos Para fogem. Segundo o computador da nave, Bihá tem um sistema complexo de túneis que tornam a orientação mais complicada à medida que se avança para o interior. E juntando a ameaça dos mumas, a probabilidade dos nossos heróis escaparem com vida é ridiculamente pequena.
Os irmãos Para chegam a um planeta vermelho, onde um castelo de muito mau aspecto repousa numa plataforma, para onde inúmeros indivíduos completamente idênticos uns aos outros se dirigem. No interior do castelo, um grupo de cultistas presta tributo a uma estátua de uma espécie de Buda com quatro braços, umas asas e um ar muito mal-humorado. Em frente à majestosa estátua está um caldeirão gigante de formato oval e um muito sacerdote muito gordo, cujas mãos de bucha mal conseguem agarrar o chicote que usa como arma.

"Atreve-te a repetir o que acabaste de dizer!"
Os irmãos Para chegam no momento em que Mutchi-Motchi interroga um pobre alienígena acerca das Dragon Balls. O assustadiço guerreiro bem tenta desculpar-se por não ter conseguido encontrar nenhuma, mas isso não impede que o sacerdote o puna pela sua incompetência. Nesse momento, a estátua da divindade, de nome Luud, transforma o homem num boneco, e o mestre da ordem atira-o para dentro do caldeirão, provocando uma reacção na enorme figura. Os irmãos Para ficam aterrorizados com aquela demonstração de poder, mas acreditam que vai estar tudo bem, já que conseguiram agarrar uma Dragon Ball. Contudo, apesar de Mutchi-Motchi ter ficado satisfeito pelo serviço deles, ele acaba por revelar (sabe-se lá como) que havia uma outra esfera perto daquela que eles tinham roubado. Bonpara implora por uma oportunidade para encontrar a que tinham falhado, e o sacerdote concede-lha.
Entretanto, em Bihá, o trio continua a procurar pelos ladrões, mas só conseguem embrenhar-se ainda mais no interior do planeta, e como se isso não bastasse, Gill não consegue detectar a Dragon Ball. É então que, do nada, a nave é atacada pelos mumas, e por mais que tentem escapar delas, muitas mais vão aparecendo. Os irmãos Para chegam ao planeta nesse mesmo momento, e não precisam de procurar muito para encontrar os nossos heróis. Goku, Pan, Trunks e Gill decidem sair da nave e enfrentar as criaturas, e enquanto isso, os três antagonistas vêem uma oportunidade de se infiltrar na nave e procurar pela Dragon Ball.
Goku, Pan e Trunks tentam os seus melhores ataques contra os mumas, mas nada parece afectar as gigantescas lagartas. E o episódio termina com mais mumas chegando ao local, cercando os nossos heróis e os irmãos Para no interior da nave. As coisas não podiam estar piores.

E com isto o episódio nove chega ao fim. Não foi um mau episódio, devo dizer, e definiu bem um possível futuro antagonista. A perspectiva de existir um culto adorador de um deus da destruição e mais alguém andar de olho nas Dragon Balls tornou o enredo interessante e propício de criar episódios empolgantes. Decerto um episódio que trás água na boca e nos deixa com vontade de saber como os nossos heróis se vão safar daquela embrulhada.
No próximo episódio, Goku e Cia. vão enfrentar lagartas gigantes, e veremos o quão os irmãos Para são poderosos em "Ataque de Dança!? Boom-shakalaka!"... Wait, what?...

Sem comentários:

Enviar um comentário