Visitas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Crítica Extensiva: Dragon Ball GT - Episódio 7: Minha Querida!? A Noiva é Trunks

Lembram-se daquele episódio dos primórdios de Dragon Ball em que o Goku e a Bulma têm de salvar uma aldeia de um monstro que atormenta os seus habitantes e que rouba as raparigas? Lembram-se que para enganar o monstro, Goku teve de se disfarçar de rapariga? E lembram-se que, apesar do monstro se mostrar ameaçador, na verdade era apenas um patético porco que tinha a capacidade de se transformar no que queria e não tinha praticamente força nenhuma? Se viram esse episódio, então podem saltar este e o próximo post, porque a história é praticamente a mesma, apenas com personagens diferentes num outro planeta.

"Só espero que o meu pai não seja leitor deste blog."
O episódio (intitulado "Minha Querida!? A Noiva é Trunks") começa com Pan atacando Gill e prendendo-o porque o pequeno robô está constantemente a comer peças da nave. Goku e Trunks não dão muita importância, mas o segundo reconhece que é necessário comprar peças para que Gill se possa alimentar. Entretanto, os três chegam ao próximo planeta indicado no Radar do Dragão e decidem aterrar. Vêem-se então no meio de campos e vales verdejantes que percorrem durante o que parece ser horas até avistarem uma pequena aldeia. Os aldeões estão reunidos em torno de uma das casas, e quando os nossos heróis se aproximam, reparam numa bela rapariga com um ar tristonho e com uma Dragon Ball presa no cabelo. O trio então irrompe pela casa, assustando os seus ocupantes. São então abordados por um jovem rapaz, de nome Doma, que lhes informa que daí a pouco vai chegar um terrível monstro chamado Zunama. Perante a curiosidade dos heróis, o velho chefe da aldeia começa a contar quem Zunama é: aparentemente é uma criatura gigantesca que tem a capacidade de provocar terramotos só por agitar os seus compridos bigodes.

E meus senhores, temos um novo recorde dos bigodes mais
longos do mundo.

Ao que consta, Zunama aparece frequentemente à aldeia e faz exigências a torto e a direito, sob a ameaça de provocar terramotos. E pelos vistos, recentemente fez uma exigência algo escandalosa. Quando o trio pergunta que exigência é essa, Gill anuncia a vinda de algo perigoso. Zunama aproxima-se da aldeia, o que provoca o pânico entre os aldeões. Enquanto atravessa a aldeia, ele vai derrubando algumas casas, o que me faz perguntar se ele faz sempre esses estragos de cada vez que aparece. É que ter de reconstruir a casa de cada vez que o Zunama aparece já deve ser demasiado para as pobres gentes.
Zunama aparece e a primeira coisa que faz é perguntar pela sua noiva. Chocados, os três amigos olham para o velho, e este confirma que a rapariga (de nome Leine) foi escolhida para ser a noiva de Zunama. O monstro fica furioso por não lhe apresentarem a noiva e começa a abanar os bigodes, provocando um violento terramoto. Os heróis ficam impressionados com tal feito, quando na verdade nem deviam estranhar, visto que terramotos é coisa que eles tão bem sabem fazer. Zunama lá continua a abanar os bigodes, até que Leine decide confrontá-lo e oferecer-se como noiva, para desespero de Doma. O monstro fica encantado com ela e promete voltar no dia seguinte para a levar. Leine desmaia e fica acamada durante o resto do dia, enquanto Pan tenta pensar num plano para acabar com o Zunama, em troca da Dragon Ball. A rapariga então pede a Leine que lhe ceda o vestido de noiva, e após o admirar, Pan apressa-se a vestir Goku com ele, aparentemente se esquecendo que Goku é mais pequeno que ela e o vestido de noiva fica-lhe demasiado grande. Pan não precisa de pensar muito para arranjar um novo substituto, e ataca Trunks, enfiando-lhe o vestido, que lhe assenta na perfeição. Na verdade, o plano de Pan consiste em disfarçar alguém de Leine e enganar o Zunama para que ele leve o isco para sua casa. Depois, é só arranjar uma forma de o embebedar, e quando o monstro estiver completamente zonzo, bastará usar uma tesoura gigante (sabe-se lá por que não podem usar uma tesoura normal) para lhe cortar os bigodes. Parece um plano muito estapafúrdio na minha opinião, e podiam muito simplesmente dar-lhe cabo do canastro e evitar encher chouriços ao ponto de haver um segundo episódio deste arco, mas enfim...
No dia seguinte, Trunks, vestido de mulher, espera por Zunama, enquanto Goku, Pan e Doma se preparam para os seguir assim que o monstro levar a sua "noiva" com ele. Uma cozinheira entrega-lhes um sake muito forte para embebedar o monstro. Em poucos minutos, Zunama aparece e Trunks toma o lugar de Leine. Ao princípio o monstro estranha a voz diferente, e apesar de o jovem lhe dar a desculpa de estar constipado, a criatura pede-lhe para que lhe mostre o rosto. E com o ar alarmado dos presentes e de Trunks, o episódio acaba.

Não há muito para dizer sobre este episódio, a não ser que é basicamente um call back dos primeiros episódios de Dragon Ball. Mais uma vez voltamos ao nonsense e ao enchimento de chouriços com um arco que tem como objectivo arrastar a história e não apresentar antagonistas desafiadores. A apresentação de Zunama neste episódio foi patética, e vê-se de longe que não tem estofo para ser um grande inimigo, nem mesmo um oponente de peso, apesar da sua altura e largura. É triste pensar que ao fim de sete episódios, o único momento que realmente nos fez sentir que estamos a ver Dragon Ball é uma luta de menos de três minutos com uma personagem interessante que nunca mais iremos ver.
O próximo episódio trará uma conclusão a este arco, atirando um twist que até achei interessante. Pena que não é o suficiente para empolgar. O próximo episódio chamar-se-á: "Goku Também Explode! O Poder dos Bigodes Está no Máximo!"

Sem comentários:

Enviar um comentário