Visitas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Live Action - The Walking Dead

Neste primeiro post do separador "Live Action" apresento uma série que estreou em Novembro do ano passado (em Portugal, pois o primeiro episódio foi transmitido na América no dia 31 de Outubro) e que apesar de terem sido apenas emitidos seis episódios, foi um início promissor que arrebatou quase tanto sucesso como a BD na qual a série foi baseada. Falo de "The Walking Dead".


A série BD foi lançada em Outubro de 2003, tendo atingido rapidamente sucesso devido à sua complexa história e personagens cativantes. Foi escrita por Robert Kirkman, que conta a história do polícia Rick Grimes, um homem que fica gravemente ferido durante uma operação policial e que acorda no hospital, semanas depois, vindo a descobrir que o mundo à sua volta virou do avesso à medida que observa hordas de mortos-vivos caminharem na sua pacata cidade. Rick é prontamente ajudado por Morgan Jones e o seu filho Duane, e descobre que as pessoas da cidade evacuaram para Atlanta. Acreditando que a sua mulher Lori e o seu filho Carl possam lá se encontrar, Rick parte numa jornada para a grande cidade, acabando por encontrar a sua família, o seu melhor amigo Shane, e conhecendo um grupo peculiar de sobreviventes.


A primeira temporada da série segue o mais fielmente possível a primeira parte da série de BD, tendo algumas diferenças que em nada estragaram o desenvolvimento da história. Algumas personagens iniciais foram acrescentadas ao elenco que os fãs já conheciam, mas a própria série não se coibiu de as tirar do plano. Outras personagens da BD não apareceram, e fica no ar a possíbilidade de surgirem.


"The Walking Dead" não se trata apenas de uma história de um grupo de pessoas que enfrenta exércitos de zombies e luta para sobreviver num mundo dominado pelos mortos. Trata-se de uma prova de fogo, que os sobreviventes terão de passar para poderem viver num mundo que se virou contra eles. As personalidades de cada personagem são muito variadas, e é deliciante ver as alterações significativas que cada um sofre sempre que se vê sob tamanha pressão. A série BD não perdoa ninguém, e o génio criativo de Kirkman pode fazer com que o imprevisível aconteça, mostrando que ninguém, nem mesmo o protagonista, está a salvo.


Ver a série é recomendável, mas ler a BD é ALTAMENTE recomendável. Para quem gosta de filmes de zombies bem ao estilo George Romero vai-se contentar tanto com um como com outro.
Com apenas seis episódios, e uma segunda temporada agendada para o fim do ano, desta vez com treze episódios, pode ser ainda cedo para fazer uma avaliação da série. Contudo, e como este é o primeiro post acerca de séries "Live Action", pareceu-me mal terminar esta critica sem dar o meu parecer final.

OPINIÃO FINAL: A série é muito boa e bem fiel à BD, embora também tenha os seus momentos originais. Por serem apenas seis episódios até agora, não foi possível explorar por completo o psicológico de cada personagem, e algumas cenas e histórias aparte criadas na série acabam por encher os episódios e não criar um paralelismo com a BD. Esperam-se melhores aventuras deste grupo de sobreviventes.

NOTA FINAL: 8/10

2 comentários:

  1. Por acaso nunca mais apanhei essa série na fox :S

    ResponderEliminar
  2. Ao menos os episódios foram semanais, e fizeram um compacto especial no Ano Novo. Agora a SIC é que fez o belo trabalho de transmitir os episódios todos os dias e acabou a série mais depressa do que devia. Nem sei por que se deram ao trabalho de a transmitir...

    ResponderEliminar